quinta-feira, 22 de maio de 2008

Por que "get bomb!"?

Em 21 de Maio, comemora-se o dia da Língua Nacional.
Aproveito então para teclar algumas coisas...

Costumo "brincar" com as palavras do nosso belo idioma, tanto em relação aos seus significados quanto em relação as suas pronúncias (alguns casos são inevitáveis, devido à minha dificuldade de pronunciar uma única letrinha do nosso alfabeto). Eventualmente, faço trocadilhos com palavras de origem inglesa. Em algumas situações como essas, aproveito para indagar as pessoas presentes (normalmente meus alunos em sala de aula) sobre palavras da língua inglesa que são incorporadas em nosso vocabulário diário, ou até mesmo em áreas específicas. Deixo aqui como exemplo, algo que me chamou a atenção. Meu nobre amigo Giu (ele mesmo acha isso "interessante") contou-me tempos atrás que em alguns momentos de seu trabalho precisava dizer: "Vou startar um job!". Diante de tal expressão, que seguramente é muito bem aceita em seu ramo de trabalho, ou até obrigatória, pensei: Ora! Também quero desfrutar de tal adaptação lingüística! Como costumo descontrair com os meus alunos (em momentos apropriados) "fazendo" RAP das situações que temos juntos em sala e também com a Matemática, resolvi criar uma expressão de identificação pessoal - uma gíria - da mesma forma que muitos rappers e outros artistas fazem, ou algo parecido...

Daí surgiu o: GET BOMB! que infelizmente (ou felizmente) não tem uma tradução ou explicação direta e exata, mas que pode ser entendido como "bombar/bombando" ou "moer/moendo" e depende fortemente do contexto de sua aplicação. Lembra também bomba, e talvez até estouro. Na verdade, quem habita o mesmo gueto que eu, compreende muito bem o seu significado! É claro que para o meu vocabulário e dos meus manos, "get bomb" não é uma palavra inglesa e nem da língua portuguesa, e sim do bom e velho idioma "brasileiro".

Da mesma forma aconteceu quando resolvi criar este blog com o apoio do amigo Marco André. Disse a ele que gostaria de um nome que se identificasse comigo. A sugestão dele foi, imediatamente, o "get bomb!". E aí está!

Se muitos falam ou são obrigados a falar "cases de sucesso" e "feedback", eu também posso falar "get bomb!" só por curtição...

Na verdade gostaria de dizer que precisamos valorizar e melhorar o conhecimento da nossa Língua Portuguesa (isso obviamente também vale para mim!) e tomar um certo cuidado com as expressões estrangeiras que circulam em nosso meio.

4 comentários:

MARCO ANDRE LOPES MENDES disse...

Parabéns pela primeira postagem (em bom português) do seu blog. Que venham muitas mais.

Alexandre Lemke disse...

Poderia se chamar "tomioapostilahotwheels" tb, mas ficaria meio grande.

Anônimo disse...

Adorei o blog tomio!!

Ana Decorações disse...

sensacional bebezinhoooo